Artigos

A prática docente do professor de história e o ensino temático

O autor pretende suscitar uma discussão a respeito da prática docente do professor de história tentando levantar as possíveis relações entre esta prática e o ensino de história através dos eixos temáticos. O artigo descreve a relação do currículo prescrito e o ensino da História como conteúdo positivista e/ou historicista, no qual as contradições, as permanências e outras concepções de tempo não são consideradas proporcionando aos alunos uma visão de um mundo Ocidental, branco e masculino. O continente Africano e do Oriente só entram na história em função da presença européia nessas regiões. A prática do professor não é neutra e ele precisa questionar que conteúdos são significativos para uma aprendizagem formativa do aluno em sua totalidade, não se limitar a passar no vestibular, garantir a nota, etc.

Tema: Outro

Origem do Documento: Externo

Ano:

Palavras-chave: história professor ensino prática docente

Fonte:

Autor(es):

  • José Martins Ribeiro

Desenvolvido por  Auge Tecnologia e Sistemas
Google Cloud Partner Google for Education Partner
Auge Tecnologia & Sistemas - Av. Raja Gabáglia, 3502, 3º andar, cj. 301 - Estoril - Belo Horizonte - MG
CEP: 30494-310 - TEL/FAX: (31) 3339-0525