Nome do Projeto: Estimulando os Hábitos de Higiene Pessoal na Educação Infantil

Sugestão de: Projeto

Uso: Público - na minha instituição, no Canal Colaborativo, nas demais instituições que fazem parte desta rede

Resumo: Os hábitos de higiene pessoal devem ser ensinados às crianças desde cedo, a fim de desenvolver sua conscientização e para que sejam capazes de cuidar do próprio corpo de forma a promover sua saúde e auto-estima.

Autor(es):

Nome E-mail
Cacilda Rodrigues da Silva cacildarodrigues@auge.com.br

Instituição: Canal Colaborativo

Unidade: Principal

Público Alvo:
  • Educação Infantil
Área de Conhecimento:
  • Áreas Curriculares:
  • Artes; Ciências; Língua Portuguesa;
  • Temas Transversais:
  • Saúde;

Objetivo:
Objetivo Geral

- Ensinar hábitos e práticas de higiene para as crianças da educação infantil incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo.

Objetivo Específico

- Ensinar as crianças a identificar as partes do corpo;
- Ensinar e estimular os hábitos de higiene pessoal;
- Demonstrar a importância dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde;
- Favorecer a auto-estima da criança;
- Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal.

Justificativa:
Segundo aspectos contidos nos PCNs (2001), na infância, os alunos podem verificar que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene. Ressalta-se ainda que, é na infância que se dá inicio a tomada de consciência acerca do esquema geral do corpo. Neste contexto, com embasamento nos conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs, pretende-se trabalhar aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene pessoal em crianças da educação infantil.

Conteúdo:
Saúde e Higiene Pessoal

Metodologia:
Os alunos assistirão vídeos sobre higiene. Serão apresentadas músicas para conhecimento do próprio corpo e da higiene corporal. Os alunos participarão de atividades e brincadeiras com brinquedos e objetos de higiene pessoal. Será realizado um teatro com fantoches. Durante o projeto há momentos de conversa sobre o tema, com a participação da turma.

Recursos:
- Folhas de papel
- Giz de cera e lápis de cor
- Brinquedos
- Objetos de higiene pessoal
- Fantoches
- Livros de histórias infantis
- Músicas
- Vídeos

Avaliação/ Resultados:
A avaliação será processual, visando verificar o desenvolvimento da aprendizagem e formação infantil.

Referências Bibliográficas:
Saúde Bucal infantil. Disponível em: http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthAtAnyAge/InfantsAndChildren.cvsp?cid=BR_GoogleOC_art_infantil. Acesso em: 11 de Novembro de 2009.

Aprender Brincando. Disponível em:
http://professorajuce.blogspot.com/2009/03/higiene-i.html. Acesso em: 11 de Novembro de 2009.

Arquivos:
Título Tipo Tamanho
Projeto Higiene Pessoal doc 613888 B

Fase 1: Contar história e conversar

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: - Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola.

- Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovar os dentes, etc.. Verificar através da conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos.

Fase 2: Músicas e brincadeiras

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: - Apresentação de músicas sobre o tema
Sugestão de música:
O sapo não lava o pé (Conhecimento popular)
Ratinho Escovando Os Dentes - Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind)
Ratinho Tomando Banho - Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind)

- Brincar com as crianças utilizando bonecas e bonecos. Aproveitar a brincadeira para ensinar os alunos a utilizar adequadamente os objetos de higiene pessoal (escova de dente, sabonete, toalha, escova de cabelo, cotonete, etc.)

Fase 3: Vídeos e atividades

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: - Exibição dos vídeos:
Ratinho Castelo Rá-tim-bum (tempo - 00:01:13)
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vrJON1wq95c&NR=1
Ratinho escovando os dentes (tempo - 00:01:29)
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=z1AW2hj65Zc&NR=1

- Explicar a importância dos hábitos de higiene para a saúde e aparência.

- Pedir que os alunos identifiquem e coloram desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal.

Fase 4: Teatro de fantoches e conversa

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: - Teatro de fantoches sobre higiene pessoal

- Conversar com os alunos sobre o tema, a fim de verificar a construção do conhecimento e a assimilação dos conceitos estabelecidos.

O que você achou deste projeto?

Desenvolvido por  Auge Tecnologia e Sistemas
Copyleft - Política de Utilização