A Educação à Distância (EaD), é uma modalidade de ensino realizada pelo uso abundante de Tecnolo­gias de Informação e Comunicação (TIC’s), pelo qual, docentes e discentes estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo.

O ensino a distância aparece no Brasil no início do século XX, tendo suas aulas sendo transmitidas via rádio e através de materiais que eram enviados para a casa do(a) estudante. Com o avanço das TIC’s, principalmente da internet, e as facilitações que a mesma proporciona para nossas vidas, cria-se uma nova situação para a EaD.

Uma situação que amplia as possibilidades de transmissão com os estudantes assistindo, pela internet, às aulas ministradas pelos professores, sendo exibidos conteúdos audiovisuais. Já as avaliações podem ser realizadas em tempo real e/ou pela rede, com tempo certo para a sua realização. Assim, a forma de avaliação do processo de ensino/aprendizagem dos alunos e a atuação do corpo docente na educação à distância passaram por uma revolução, aumentando cada vez mais a demanda por essa modalidade de educação.

Então, como acontecem as interações na Educação à Distância?  Quais são suas especificidades? A partir dessas questões, os autores Moore e Kearly no livro “Educação a Distância: Uma visão integrada”, citam três maneiras distintas de interação que podem acorrer em projetos de EaD. A primeira maneira é a interação do aluno com o conteúdo que precisa ser favorecido pelo professor.  Essa interação passa a ser o ponto chave do processo de desenvolvimento do aluno dentro do ambiente da EaD, pois cada aluno passa a elaborar o seu próprio conhecimento baseado no material que está disponível. O segundo tipo é a interação do aluno com o professor, pelo qual, o professor passa a auxiliar o aluno a interagir com o conteúdo. A terceira é a interação do aluno com os demais colegas que deve ser estimulante e motivadora levando cada aluno a refletir sobre o conteúdo que foi proposto.

Não podemos deixar de salientar a importância que nos cursos na modalidade de EaD contenham profissionais bem qualificados, pois é necessário ter uma boa proposta curricular, canais que ajudarão na comunicação, bibliotecas, e salas de aulas virtuais, com a finalidade de atender os interesses do público, ajudar em suas dificuldades, e dar a cada um, boas condições de formação.

Enfim, a EaD pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pelo fato de que através das TIC’s tem quebrado os obstáculos contra a conquista do conhecimento, abrindo o horizonte de possibilidades que alcança um enorme número de pessoas que não têm ou estão distantes de instituições de educação que trabalham com ensino presencial além daqueles que não podem estudar em horários pré-definidos por essas mesmas instituições.

 

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