A Secretaria de Educação do Ipojuca disponibilizou para os professores da rede uma grande novidade para otimizar o tempo em sala de aula, o aplicativo “SEI - Diário de Classe”, que permite apontar a frequência, notas e conteúdo didático, e acompanhar as pendências das turmas, de maneira rápida e prática.  

O aplicativo foi desenvolvido pela Auge Tecnologia & Sistemas, exclusivamente para os educadores da rede, estando disponível no Google Play e em versão desktop, além disso, possibilita que os dados possam ser adicionados sem qualquer conexão com a internet, sendo necessária apenas para a sincronização das informações.

Até o momento, nove escolas já deixaram de utilizar o Diário de Classe impresso e já estão aproveitando a novidade e a praticidade do aplicativo. Todos os professores estão recebendo treinamento para o uso do recurso e suporte constante da equipe da Auge Tecnologia & Sistemas. A responsável pela implantação do Diário de Classe – Mobile, Lorraine Quites, da Auge Tecnologia & Sistemas, relatou que os professores estão recebendo o aplicativo como uma ferramenta aliada e que aprimora o trabalho realizado em sala de aula: “Calculamos o tempo da realização da frequência em sala de aula, e descobrimos que com o uso do aplicativo, diminuímos cerca de 70% do tempo gasto da aula para essa atividade. Além disso, o sistema realiza todos os cálculos de média bimestral, aulas dadas, faltas justificadas e não justificadas, automaticamente.”.

Formação dos professores da Escola Municipal Maria das Dores

 

O Professor Lúcio Neto, de Geografia, da Escola Municipal Jarbas Passarinho disse que: “O SEI fez com que o seu tempo em sala de aula fosse mais bem aproveitado, uma vez que, com o diário tradicional perdia-se em torno de 15 minutos por conta do apontamento da frequência e registro de aulas”.

 

Para a professora do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais da E.M. Maria das Dores, Roberta Santos, o aplicativo SEI - Diário de Classe chegou para facilitar a vida dos professores da rede municipal de educação do Ipojuca. Veja abaixo o relato completo da professora:

“O aplicativo SEI – Diário de Classe chegou para facilitar a vida dos professores da rede municipal do Ipojuca, uma ferramenta fácil de manusear, podendo ser usada de forma offline, e quando estiver com uma conexão, seja Dados móveis ou wireless, basta sincronizar para salvar todas as informações lançadas no sistema quando estava off. O mesmo traz praticidade em informações que antes com o diário físico dava muita dor de cabeça, como: contagens de aulas por disciplina, legendas para feriados, finais de semana, frequência, contagem de faltas, preenchimento das competências e calcular a média por disciplina (aluno por aluno). Com ele ganhamos tempo, pois o sistema automaticamente vai contando as faltas, aulas dadas e previstas, só fica disponível para apontamento os dias letivos, calcula a média, evita rasuras e é muito mais prático o preenchimento das competências dos alunos das séries iniciais (Infantil ao 2º ano). Ficando a incumbência do professor apenas o registro de aulas, frequência com apenas um click, preenchimento dos conteúdos por unidade, lançar as notas ou competências, que isso já fazíamos, só que de forma mais exaustiva. Em suma essa ferramenta está contribuindo de forma satisfatória a minha profissão.”.

Roberta Correia de Freitas Santos – Professora do 1º ano – Ensino Fundamental Anos Iniciais – E. M. Professora Maria das Dores Cavalcanti de Albuquerque.