O computador entra na escola como um grande aliado para auxiliar os alunos e professores no ensino e aprendizagem dos conteúdos e na formação integral do sujeito. Para tanto são necessários estudos refletindo sobre este trabalho, uma vez que, como todo novo recurso no espaço escolar, poderá haver receio por parte do corpo docente sobre o uso dessa nova tecnologia ou também um endeusamento, acreditando que ela poderá resolver todas as dificuldades dos alunos.

Vê-se hoje o uso dessa ferramenta como algo inevitável e necessário, mas ela exige uma reestrutura na metodologia tradicional, de forma que seja pensada de acordo com os suportes tecnológicos que o espaço escolar oferece e adaptada também para a especificidade dos alunos. Tornando o ensino e a aprendizagem mais eficaz e principalmente que a escola promova um ambiente de troca de informações e conhecimentos.

Quando a escola adota esse perfil, o professor se torna um facilitador no processo de construção do conhecimento e não mais o detentor de todos os conhecimentos. A partir do uso da tecnologia na educação os alunos adquirem habilidades únicas tornando-os mais motivados, reflexivos, interessados, curiosos e com o desejo de realizar novas descobertas, aprendendo também a se organizar e usar as novas ferramentas não apenas para diversão, mas para fixar ou adquirir novos conhecimentos, referentes ou não a seu currículo escolar. Tudo isso permite a abertura da visão de mundo e o desenvolvimento de sua autonomia e autoestima.

Em Belo Horizonte Sarah Emanuela Rodrigues dos Santos, graduada em Pedagogia e Professora de Informática na rede particular de ensino há três anos, afirma que “a informática educacional entra nas escolas como uma disciplina que pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos alunos e no seu desenvolvimento cognitivo; nas aulas são utilizados softwares educacionais que levam ao enriquecimento da aprendizagem de todas as disciplinas, softwares de raciocínio lógico, aprendizagens diversas sobre o computador além de troca de experiências entre alunos e entre professores e alunos, que beneficia até mesmo alunos com algum tipo de dificuldade.” No entanto a mesma ressalta que “é importante haver um planejamento por parte dos professores de informática que devem acompanhar o desenvolvimento curricular da escola, para que suas aulas realmente complementem a aprendizagem em forma de jogos e também pesquisas”.

É importante ressaltar os papéis de cada um neste processo, pois somente assim será possível alcançar uma educação significativa e efetiva. Sem dúvidas o professor é a chave desse processo e ele irá dinamizar o processo de forma criativa no intuito de obter os resultados esperados, mas cabe à escola oferecer a esses profissionais suportes técnicos e pedagógicos para que isso aconteça.

 

Saiba mais:

Informática aplicada à educação

Autor: Ministério da Educação e Cultura (MEC)

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf

 

O computador na sociedade do conhecimento.

Autor: José Carvalho Valente (Org.).