Início > Gerenciador de conteúdo
Gerenciador de conteúdo
Conceituação:
O Gerenciador de conteúdo do Portal AUGE Educacional visa gerenciar as informações dinâmicas do Portal, permitindo inclusão, exclusão, alteração e publicação de dados, tais como arquivos (imagens, vídeos, documentos, tabelas, etc), artigos, comunicados, cursos, enquetes, fóruns, entre outros.
Objetivo:
Dar autonomia à instituição no gerenciamento de seu site, facilitando e agilizando a publicação de conteúdos, dentro da máxima segurança. Além disso, permite a descentralização das atividades, ao mesmo tempo em que se mantém um controle de todo o conteúdo publicado.
Parametrizar o sistema:
Construtor de sites - Permite a criação efetiva dos sites. Através dele é possível a organização das funcionalidades na página principal e nas páginas de atores (alunos, educadores e família).
Benefícios do sistema:
Planejamento e controle do conteúdo exibido no portal da rede de ensino, das unidades de ensino e das páginas de atores (alunos, educadores e família).
Dicas para melhor utilização:
Definindo os termos:
Acessibilidade - qualidade do que é acessível; do que tem acesso.
Acessível - a que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance. Possibilidade de acesso (ONU); processo de conseguir a igualdade de oportunidades em todas as esferas da sociedade.
A acessibilidade da Internet é a flexibilidade do acesso à informação e interação dos usuários que possuam algum tipo de deficiência ou necessidade especial, no que se refere aos mecanismos de navegação e apresentação das páginas, operação de softwares, hardwares e adaptação de ambientes e situações.
A Internet deve contribuir para melhorar a qualidade de vida e bem estar de todos os cidadãos. Isso quer dizer que todos devem ter acesso não só às novas Tecnologias de Informação e Comunicação, mas, sobretudo, que todos devem ter a efetiva possibilidade de utilizá-las.
O acesso aos benefícios da Internet deve ser assegurado, tanto quanto possível, sem discriminações ou exclusões, sendo necessário considerar as características e exigências próprias dos cidadãos com deficiência ou com necessidades especiais.
A consideração destas características não pode ser ditada por meras razões de solidariedade, mas sobretudo, por uma concepção de sociedade na qual se entende que todos devem participar com direito de igualdade e de acordo com as suas características próprias.
Neste contexto, cabe a todos assegurar que a informação disponibilizada na Internet seja suscetível de ser compreendida e pesquisável pelos cidadãos com deficiência e necessidades especiais, determinando-se que sejam adotadas as soluções técnicas adequadas a que este objetivo seja alcançado.
Texto inspirado no documento da resolução do conselho de ministros sobre acessibilidade dos sites da administração pública na Internet pelos cidadãos portugueses com necessidades especiais.
Fonte: PRODAM (http://www.prodam.sp.gov.br/acessibilidade/acess.htm)
Em algumas seções do portal, é possível a inserção de conteúdo com recursos gráficos, como a formatação de textos, tabelas e imagens, possibilitando que o usuário personalize a diagramação dos seus textos de forma bastante flexível. Para tanto, utiliza-se uma linguagem de formatação de conteúdo hipertexto, chamada HTML.
A sigla HTML vem do inglês: Hiper Text Mark-up Language, que traduzida quer dizer: Linguagem de hipertexto baseada em marcas. É uma linguagem descritiva, criada para ser lida em qualquer computador que tenha instalado um navegador (browser). Exemplos: Mozilla firefox, Google Chrome, Internet explorer, Opera, entre outros.
Através do HTML, pode-se inserir conteúdos multimídia, incluindo texto, imagem, vídeo e som. Quando uma página para web é feita a partir de um editor HTML (Exemplos: Atom, Notepad++, Sublime text, Adobe dreamweaver, entre outros), o usuário tem mais recursos na construção da página, mas necessita possuir também conhecimentos específicos. No portal, não há necessidade de conhecimentos de códigos HTML para construir uma página, no entanto, os recursos de formatação são limitados.
Em alguns aplicativos (Informes, Editorial, Páginas e Perguntas mais frequentes), o Portal oferece um editor de texto mais simplificado do que os citados acima. Este editor deve ser utilizado dentro de certos critérios, para se garantir a padronização e a boa apresentação das páginas. Além disso, deve-se garantir que o conteúdo a ser inserido seja acessível aos diversos tipos de dispositivos e condições de utilização e que usuários com diferenças cognitivas e sensoriais possam ter o aproveitamento na íntegra das mensagens que se deseja transmitir nas páginas HTML.
Ao criar estas páginas, é importante a preocupação com a forma de utilização de tabelas, imagens, vídeos, sons e links. Abaixo estão algumas dicas para melhorar a apresentação e garantir a acessibilidade de seu conteúdo.
A princípio, recomenda-se a não utilização de tabelas nos conteúdos a serem inseridos nas páginas do portal. Isto porque, ao trabalhar com tabelas em um editor de textos simplificado, é possível que ocorram problemas com o leiaute da página, como a sobreposição da tabela com textos ou imagens e/ou o aumento desordenado na largura, criando barra de rolagem horizontal na tela.
Sempre que possível, transforme o conteúdo da tabela em texto e procure não utilizá-la para "desenhar" um leiaute complexo. Esta implementação poderá confundir o usuário. Entretanto, caso seja imprescindível inserir uma tabela em uma página, sugere-se que o usuário siga os passos abaixo.
- Crie a estrutura da tabela desejada utilizando o seu editor de texto de preferência. Exemplos: Microsoft Word, Excel ou Power Point.
- Selecione a sua tabela, copie e cole a mesma junto com seu conteúdo diretamente no campo de edição de texto.
Sempre que inserir uma tabela no editor de texto através dos aplicativos: Informes, Páginas, Editorial e/ou Perguntas mais frequentes, visualize o resultado final na interface de usuário, para certificar-se de que ficou conforme desejado.
O aplicativo Imagens possibilita o envio (upload) de imagens para o servidor do Portal. Algumas das imagens utilizadas em outros aplicativos (Cartões, Perguntas mais frequentes, Chat, Vestibular simulado) devem ser previamente incluídas neste aplicativo.
As imagens podem ser incluídas em oito categorias, de acordo com a finalidade de sua utilização: Cartões, Foto - entrevista, Full banner, Half banner, Ilustração da chamada, Ilustração em flash, Ilustração interna e Vestibular simulado.
As imagens cadastradas como Foto – entrevista poderão ser utilizadas nas chamadas de entrevista do Chat. Imagens Full banner (Banner completo) e Half banner (Meio banner) são utilizadas no aplicativo Parâmetros do sistema e exibidos no Chat e Webmail. Ilustrações internas e Ilustrações em flash são adicionadas ao Editorial, às páginas do Menu esquerdo, às páginas internas dos Informes e às respostas das Perguntas mais frequentes. As Ilustrações de chamadas são utilizadas nas chamadas dos Links e dos Informes. Imagens incluídas na categoria Vestibular simulado serão utilizadas no aplicativo de mesmo nome. E, finalmente, imagens incluídas na categoria Cartões serão utilizadas no aplicativo Cartões.
É importante sempre ao incluir uma imagem verificar se as suas dimensões estão de acordo com o tamanho especificado abaixo. Todavia, vale ressaltar que se imagens
de dimensões maiores que as citadas forem incluídas, o sistema irá redimensioná-las proporcionalmente, isso não acontecerá com imagens gif animado, Full banner e Half
banner. Mas recomenda-se enfaticamente que esta alternativa não seja utilizada, pois mesmo que a imagem seja redimensionada pelo sistema e exibida com uma dimensão menor,
na verdade o portal estará carregando uma imagem do tamanho (em bytes) original, ou seja, as páginas podem ficar mais lentas ao serem exibidas.
Utilize somente imagens feitas/tiradas por você ou de domínio público para não incorrer em crime de uso indevido de imagem alheia, conforme descrito na Lei 9.610 de 19/02/1988.
As imagens devem possuir formato gif, jpg, png e swf.
Quanto às dimensões das imagens, as configurações devem ser da seguinte forma:
• Cartões: o sistema é configurado para aceitar o máximo de 400 pixels para a largura e 300 pixels para a altura. Imagens com dimensões menores são aceitáveis, mas não se recomenda muita variação de tamanho, pois isto pode interferir esteticamente no aplicativo.
• Foto - álbum: o sistema é configurado para aceitar o máximo de 420 pixels para a largura e 280 pixels para a altura. Imagens com dimensões menores são aceitáveis, mas não se recomenda muita variação de tamanho, pois isto pode interferir na apresentação do álbum. O álbum fica esteticamente mais agradável quando todas as imagens possuem as mesmas medidas.
• Foto – entrevista: o sistema é configurado para aceitar o máximo de 60 pixels para a largura e 60 pixels para a altura. Imagens com dimensões menores são aceitáveis, mas deve-se observar se a imagem do entrevistado ficará nítida, evitando distorções na foto.
• Full banner: o sistema é configurado para aceitar o tamanho padrão do Full Banner que é 480 pixels para a largura e 60 pixels para a altura. É recomendável que estas medidas sejam obedecidas para que a apresentação da tela inicial do Chat e do Webmail, seja esteticamente mais organizada. No entanto, dimensões menores também são aceitáveis.
• Half banner: o sistema é configurado para aceitar o tamanho padrão do Half Banner que é 234 pixels para a largura e 60 pixels para a altura. É recomendável que estas medidas sejam obedecidas para que a apresentação das salas do Chat e do Webmail, seja esteticamente mais organizada. No entanto, dimensões menores também são aceitáveis.
• Imagens internas: o sistema é configurado para aceitar o máximo de 680 pixels para a largura. Imagens com dimensões menores são aceitáveis.
• Imagens de chamada: o sistema é configurado para aceitar o máximo de 120 pixels para a largura e 100 pixels para a altura. É recomendável que estas medidas sejam obedecidas para que a apresentação das páginas centrais, onde ficam as chamadas, seja esteticamente mais organizada. No entanto, dimensões menores também são aceitáveis.
• Vestibular simulado: o sistema é configurado para aceitar o máximo de 500 pixels para a largura e 350 pixels para a altura.
Inicio da página
A primeira sugestão para utilização de links é assegurar-se de que os mesmos são válidos, ou seja, que eles realmente apontam para um destino existente na internet. Um link pode ser inválido por vários motivos, um deles é quando direciona para uma página na internet e esta página saiu do ar, ou ainda, por um endereço digitado errado.
Outro motivo que deve ser destacado é a criação de links para arquivos existentes apenas no seu próprio computador. Certifique-se que isto não esteja ocorrendo, tomando o cuidado de realizar o envio (upload) do documento através do aplicativo Arquivos antes de criar um link para um arquivo em uma de suas páginas. Sobre este assunto, veja também Arquivos para download.