Show 

Início > Gerenciador de conteúdo > Cursos > Controle de cursos

Controle de cursos

 

 

Permite o controle de cursos e torna possível a criação e a divulgação de cursos e turmas, assegurando maior organização e praticidade nos processos educativos.

 

 

Os links abaixo auxiliam a navegação na tela:

Buscar

Incluir cursos

Incluir público alvo

Turmas

Alterar

Publicar

Devolver

Arquivar

Excluir

Visualizar

 

 

BuscarTela destinada à pesquisar os cursos incluídos na unidade. Ao entrar na tela, todos os cursos cadastrados serão exibidos. O filtro Palavra-chave ajuda a refinar a busca.


Início da página

 

 

Incluir cursos - Tela destinada à inclusão de cursos, clique na aba Incluir e a tela para inclusão será exibida.

Os campos Nome, Carga horária, Frequência mínima, Realiza trabalho final, Visualização, Exigir aprovação da inscrição? e Pontuação concurso remoção são de preenchimento obrigatórios. Os campos Descrição, Programa do curso, Certificado e Nº Lei podem ser preenchidos.

Os cursos com Visualização igual a 'Público' ficarão disponíveis para todas as pessoas, independente de serem cadastradas no portal ou não. Os cursos com Visualização igual a 'Restrito' ficarão disponíveis apenas para o público alvo informado (aluno, servidores e/ou família cadastrados no sistema gestão escolar). O sistema abrirá a tela Incluir o público alvo.

Caso o curso exija aprovação da inscrição, o usuário efetuará sua pré-inscrição no curso, sendo que sua aprovação ou reprovação será feita pelo responsável pelo curso.  

Caso o curso pontue para concurso remoção, este irá somar pontos para o processo de remoção do servidor, de acordo com o edital do concurso.

Obs. 1: os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

 

Clique em Avançar para selecionar o público.

Clique em Incluir para incluir o curso, o curso fica com status 'Pendente' e disponível para publicação posterior.

Ou clique em Incluir e Publicar, se desejar, além de incluir o curso, já publicá-lo, o curso fica com status 'Publicado' nas páginas selecionadas e aparece na interface.

Início da página

 

 

Incluir público alvo - Permite a inclusão de um grupo de Público alvo para um curso de público restrito. Informe o nome para este grupo de público alvo. À esquerda estão os grandes grupos de público. À direita serão exibidos os detalhes de acordo com o item selecionado à esquerda.

O curso só será exibido para o público selecionado nesta tela. Selecione um, vários ou todos os públicos disponíveis no lado esquerdo da tela.

Clique em Incluir para confirmar a ação.

Para visualizar o público selecionado ou outros já incluídos, clique em Público selecionado, a tela exibida mostra o público já selecionado. Para adicionar um público alvo, clique no ícone e confirme a ação. Se desejar excluir um público alvo, clique no ícone  e confirme a ação. Não é possível excluir um público alvo que esteja associado a um curso.


Início da página

 

 

Turmas – Permite incluir, alterar, visualizar, remanejar e excluir turmas para o curso.

Início da página

 

 

Alterar - Permite a alteração de cursos, público alvo e turma. Na tela de busca, clique no ícone  e selecione a opção Alterar.

Se o curso possuir turmas, só será possível alterar o certificado. Os outros campos ficarão desabilitados para alterações.

Obs. 2: os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

 

Clique em Alterar para salvar as alterações, o curso fica com status 'Pendente' e disponível para publicação posterior.

Ou clique em Alterar e Publicar, se desejar, além de alterar o curso, já publicá-lo. O curso fica com status 'Publicado' nas páginas selecionadas e aparece na interface.

Início da página

 

 

Publicar – Permite publicar um curso para que ele apareça na interface. Clique no ícone  e selecione a opção 'Publicar'. Selecione as páginas dos atores Alunos, Família e/ou Educadores onde deseja publicar o curso.

É possível publicar mais de um curso ao mesmo tempo, para isso, selecione o(s) item(ns) desejado(s) e clique no botão Publicar, no fim da listagem.
Início da página

 

 

Devolver – Permite reprovar um curso. É necessária uma justificativa que será enviada para o autor do curso, a fim de que as alterações indicadas sejam realizadas. Apenas cursos pendentes podem ser devolvidos. Na tela de busca, clique no ícone  e selecione a opção 'Devolver'.

Selecione os atores que terão o curso devolvido e clique em Avançar.

Preencha a justificativa.

Clique em Confirmar para a devolução. Neste caso, o status do curso fica 'Em revisão'. A justificativa da devolução aparece no Detalhar status deste curso.

É possível devolver mais de um curso ao mesmo tempo, para isso, selecione o(s) item(ns) desejado(s) e clique no botão Devolver, no fim da listagem.

Início da página

 

 

ArquivarPermite arquivar o curso, ou seja, retira o curso do ar. Portanto, é necessário que o mesmo esteja publicado para arquivar. Na tela de busca, clique no ícone e selecione a opção 'Arquivar'.

Selecione entre as páginas dos atores Alunos, Família e/ou Educadores onde deseja arquivar o curso.

 

É possível arquivar mais de um curso ao mesmo tempo, Para isso, selecione o(s) item(ns) desejado(s) e clique no botão Arquivar, no fim da página. O sistema irá arquivar nas páginas dos atores que foram selecionadas na inclusão do curso.

Início da página

 

 

Excluir - Permite a exclusão de cursos. Na tela de busca, clique no ícone  e selecione a opção 'Excluir'. Não é possível excluir cursos que tenham alunos matriculados.

É possível excluir mais de um curso ao mesmo tempo, para isso, selecione o(s) item(ns) desejado(s) e clique no botão Excluir, no fim da listagem.

Início da página

 

 

Visualizar – Permite visualizar os dados do curso selecionado. Na tela de busca, clique no ícone  e selecione a opção 'Visualizar'. Não é permitido fazer alterações nesta tela.

Início da página


Dicas e estratégias

É necessário ter certificado cadastrado para o campo de assinatura ser exibido.

Início da página