Show 

Início > Gerenciador de conteúdo > Chat > Salas

Salas

 

 

Permite o acesso às salas de chat que correspondem ao local onde o bate papo irá ocorrer. Neste aplicativo é possível incluir, publicar, listar, alterar, excluir e arquivar salas de chat.

 

 

Os links abaixo auxiliam a navegação na tela:

Incluir

Reservas

Usuários banidos

Moderadores

Publicar

Listar

Alterar

Excluir

Arquivar

 

 

Incluir - Tela destinada a inclusão de uma nova sala de chat. Clique em Chat - Salas – Incluir. No campo Título, informe o nome da sala do chat. No campo Capacidade informe quantos usuários poderão participar do chat. Informe se a sala é 'Restrita'. Este item é opcional. Definir uma sala como restrita significa que somente determinados usuários terão acesso a ela, por isso, é necessário cadastrar quais são esses usuários através das Reservas. Na sala não restrita, todos os usuários logados terão acesso ao chat. Informe se deseja 'Manter histórico'. Este item é opcional. Ao selecionar 'Manter histórico' as conversas ficam registradas, sendo permitido ao usuário visualizá-las posteriormente.

Obs. 1: os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

 

Clique no botão Gravar e em Ok para confirmar a ação.

 

Sempre que incluir uma sala, é possível indicar Reservas e Moderadores. Ao confirmar a ação, o sistema irá exibir uma nova tela com os botões: Reservas, Usuários banidos e Moderadores. Se desejar incluir reservas, clique no botão Reservas. Na próxima tela, clique no botão Incluir. Informe o Login e/ou o Nome do usuário e clique no botão Pesquisar. Será exibida a listagem de usuários conforme os dados da busca. Selecione o(s) usuário(s) desejado(s), clique no botão Incluir e em Ok para confirmar a ação. Para maiores informações sobre a inclusão de reservas, clique em Reservas.

Se desejar verificar a listagem que constam os usuários banidos e/ou bloqueados das salas de chat, clique no botão Usuários banidos. Para maiores informações sobre usuários banidos, clique em Usuários banidos.

Se desejar incluir moderadores, clique no botão Moderadores. Na próxima tela, clique no botão Incluir. Informe o Login e/ou o Nome do usuário que você deseja incluir como moderador e clique no botão Pesquisar. Será exibida a listagem de usuários conforme os dados informados na busca. Selecione o(s) usuário(s) desejado(s), clique no botão Incluir e em Ok para confirmar a ação. O sistema irá exibir a listagem de moderadores da sala de chat. Para maiores informações sobre a inclusão de moderadores, clique em Moderadores.

Obs. 2: após incluir uma sala de chat é necessário publicá-la para que seja exibida na interface. Em caso de dúvidas, veja como publicar sala de chat.

Início da página

 

 

Publicar Tela destinada a publicação de uma nova sala de chat. Clique em Chat - Salas – Publicar. Informe a Palavra-chave. Caso não seja informado nenhum dado para a busca, o sistema exibirá a listagem de todos os chats que estejam disponíveis para publicação. Clique no botão Localizar, será exibida a tela com a listagem dos chats conforme os dados informados na busca. Selecione o Chat desejado, clique no botão Publicar e em Ok para confirmar a ação.

Obs. 3: caso deseje Não publicar o chat, o mesmo ficará com status 'Em Revisão' e sai da lista de registros pendentes para publicação, podendo ser excluído. Para não publicá-lo selecione o registro desejado, clique no botão Não publicar e em Ok para confirmar a ação.

Início da página

 

 

Listar – Tela destinada a listagem das salas de chat incluídas no sistema. Clique em Chat - Salas – Listagem. Será exibida a listagem de todas as salas inseridas no site com informações sobre a capacidade de usuários, reservas, número de moderadores e usuários banidos e o status de cada sala.

Início da página

 

 

Alterar – Tela destinada a alteração de uma sala de chat. Clique em Chat -  Salas – Alterar. Será exibida a listagem dos chats disponíveis para alteração. Clique sobre o título, ou seja, no nome da sala de chat que deseja alterar. Na tela seguinte, altere o(s) dado(s) necessário(s).

Clique no botão Gravar e em Ok para confirmar a ação.

 

Obs. 2: não é permitido alterar um chat que esteja publicado, antes é necessário arquivá-lo. Em caso de dúvidas verifique como arquivar salas de chat.

Obs. 3: para que a sala do chat seja exibida na interface é necessário publicá-la novamente. Em caso de dúvidas, veja como publicar salas do chat.

 

Clique no botão Gravar e em OK para confirmar a ação.

Início da página

 

 

Excluir – Tela destinada a excluir uma sala de chat. Clique em Chat - Salas – Excluir. Informe a Palavra-chave referente à sala de chat que deseja excluir. Caso não seja informado nenhum dado para a busca, o sistema exibirá a listagem de todos os chats que estejam disponíveis para exclusão. Clique no botão Localizar. Será exibida a tela com a listagem dos chats conforme os dados da busca. Clique no ícone Excluir  referente a sala de chat desejada. Clique em Ok para confirmar a ação. Esta ação não poderá ser revertida.

Obs. 4: só é permitido excluir chats com status 'Arquivado', 'Pendente' ou 'Em revisão'.

Obs. 5: não é permitido excluir uma sala de chat que esteja publicada, antes é necessário arquivá-la. Em caso de dúvidas verifique como arquivar salas do chat.

Início da página

 

 

Arquivar – Tela destina a arquivar uma sala de chat. Clique em Chat - Salas – Arquivar. Informe a Palavra-chave referente à sala a ser arquivada. Caso não seja informado nenhum dado, o sistema exibirá a listagem de todos os chats publicados.

Clique no botão Localizar. Será exibida a tela com a listagem dos chats conforme os dados da busca. Clique no ícone  referente ao chat desejado e em Ok para confirmar a ação.

Obs. 6: esta ação retira o chat do ar e altera o seu status para 'Arquivado'. Sendo assim, só é possível arquivar chats que estejam publicados.

Início da página

 

 

Dicas e estratégias

Os usuários são banidos durante a permanência na sala do chat. Ao ser banido, ele não pode mais entrar na sala. Seu login e nome vão para a lista de usuários banidos referente a sala em que participou.

Na inclusão de moderadores o usuário poderá excluir moderadores clicando sobre o ícone correspondente.

Ao alterar uma sala de chat é possível modificar a capacidade. Este item define quantos usuários poderão participar do chat.

É opcional selecionar 'Manter histórico'. Ao selecionar 'Manter histórico' é permitido ao usuário visualizar as suas conversas anteriores naquela sala.

Ao alterar uma sala de chat é opcional selecionar ou não a opção 'Restrita'. Definir uma sala como restrita significa que somente determinados usuários terão acesso a ela, por isso é necessário cadastrar quais são esses usuários através das reservas, diferentemente da sala não restrita, na qual todos os usuários logados terão acesso.

Sempre que alterar uma sala de chat é possível alterar indicar Reservas e Moderadores.

Início da página